A importância de se movimentar.

A IMPORTÂNCIA DE SE MOVIMENTAR
A pratica regular de qualquer atividade física é essencial na vida do ser humano e em especial nos dias de hoje, devido à quantidade de produtos, serviços que fazem da nossa vida cada dia mais sedentária, como controle remoto, automóvel, computador, produtos alimentícios enlatados e etc. Sabemos que muitos destes produtos são feitos para facilitar a nossa vida, mas deixamos de ir caminhando a padaria, deixamos de escrever, pedimos o almoço por telefone ou internet, deixamos de cortar legumes e frutas, deixamos de levantar do sofá para trocar o canal e ensinamos aos nossos filhos a FICAR no computador e jogar vídeo-game todos os dias.
Tudo isso faz com que gastamos menos energia durante o dia, ou seja, deixamos de nos movimentar, fazer atividade física e principalmente de acelerar nosso metabolismo, fazendo com que todo o funcionamento do organismo fique mais lento e prejudicando sua saúde e acumulando algumas gramas por dia que viram quilos por mês e muita gordura localizada no ano. Que no futuro podem aumentar o risco de problemas de saúde como aterosclerose, diabete, câncer e dores nas articulações.
Então, porque não praticar atividade física?
Falta de estimulo, falta tempo, não tem nenhuma academia próximo do trabalho ou casa, as academias estão sempre cheias, os parques também, sofro de dores na coluna, pescoço, cabeça.
Geralmente estas respostas são as mais escutadas por nós profissionais da saúde. Mas são raros os problemas de saúde que impedem as pessoas de se movimentarem, mas lembrando que sempre temos que procurar a ajuda de um profissional habilitado para cuidar de cada problema especifica. Mas saibam que temos a solução!
? Procure caminhar um pouco durante seu dia, pode ser de um setor do trabalho para o outro, se o restaurante é perto do trabalho, porque não buscar a pé e depois caminhar de volta ao trabalho. Pratique as atividades que sua empresa proporciona, além de gastar mais energia, melhora seu humor, melhora sua integração com os demais companheiros, fortalece tendões, ligamentos, melhora a flexibilidade e alongamento.
? Em casa procure levantar do sofá para mudar de canal, corte os legumes e frutas ao invés de comprar tudo pronto cortado e enlatado, isso gasta mais energia e mantém os nutrientes dos alimentos.
? Nos finais de semana, façam caminhadas nos parques com os filhos, além de fazer bem para você, esta estimulando seus filhos a praticar atividade física e estimulando todos a terem uma vida mais saudável e prazerosa.
? Coloquem amor, carinho e energia em tudo que façam que o retorno em sua saúde seja garantido.

Fabio Sthanke,
Professor de Educação física, pós em treinamento personalizado, fisiologia do exercício e MBA em Gestão e estratégias empresarias e MBA em Gestão de Recursos Humanos.
WWW.sthanke.com.br
Fabio@sthanke.com.br
sthanke@sthanke.com.br

Posted on 28/06/2012 in Dicas de Saúde, dicas de saúde, Matérias

Share the Story

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top