Ginástica Laboral: Cada vez mais adotada! - Sthanke Saúde e Fitness

Ginástica Laboral: Cada vez mais adotada!

Ginástica Laboral: Cada vez mais adotada!

Mesmo que ainda existam os que duvidem de seu propósito ou eficácia, a ginástica laboral vem se tornando cada vez mais presente no ambiente de trabalho. Isso acontece devido aos seus inúmeros benefícios, que vão desde a prevenção de doenças relativas ao trabalho, diminuição do stress, melhoria do relacionamento interpessoal, até atuação sobre os vícios posturais, diminuição do absenteísmo, diminuição dos acidentes de trabalho e conseqüentemente, aumento da produtividade.

A ginástica laboral é uma atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, que podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. A prática da ginática laboral gera benefícios físicos, psicológicos e sociais para o trabalhador.

A ginástica Laboral traz benefícios também para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa. Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de ginástica laboral.

De acordo com a professora de educação física Regina Farias, os benefícios da ginástica laboral dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. “A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Fonte: educacaofisica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *