Conciliar cigarro e atividade física é perigoso - Sthanke Saúde e Fitness

Conciliar cigarro e atividade física é perigoso

Fazer atividades físicas está longe de ser suficiente para compensar os danos causados pelo tabagismo. E esse fato, atestado por médicos, não pode ser contornado nem por esportistas profissionais, como o ex-jogador Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, fotografados fumando em cenas divulgadas na sexta-feira (18).

A médica pneumologista Elnara Negri, do Hospital Sírio-Libanês, alerta para o risco de o fumante se enganar com uma suposta compensação trazida pela atividade física. “O exercício moderado pode até combater os radicais livres, protegendo um pouco o corpo contra as lesões trazidas pelo cigarro”, afirma. “Mas isso é muito pouco, com o tempo o efeito do fumo passa a ser muito mais intenso”, alerta.

Faixa marrom de jiu-jitsu, o empresário Paulo Deyllot, de 40 anos, faz exercícios desde os 15 anos e concilia uma rotina de atividades físicas com o tabagismo. Foi praticante de fisioculturismo, corrida, musculação e há 7 anos é um fanático por artes marciais. “Sou suspeito para falar porque sempre pratiquei exercícios e também fumo, desde os 16 anos. A atividade física tira a vontade de fumar”, diz Deyllot, que é proprietário de uma academia de ginástica no centro de São Paulo.

O empresário admite que o cigarro tira as energias – ele fuma um maço por dia. “Fumar na academia não dá. Fumo sempre à tarde e à noite, nos intervalos”, acrescenta ele. “Qualquer atividade física ajuda os fumantes a reduzir a quantidade de cigarro, tira a ansiedade. Mas o jiu-jitsu me ajuda muito, caso contrário eu fumaria mais”, desabafa ele.

fonte:http://www.educacaofisica.com.br/noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *