Adolescentes comem menos frutas e verduras que o recomendado - Sthanke Saúde e Fitness

Adolescentes comem menos frutas e verduras que o recomendado

Por Da Redação – agenusp@usp.br
Publicado em 1/setembro/2010 | Editoria : Saúde |  Imprimir |
Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um estudo envolvendo 812 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos residentes na Capital paulista constatou que somente 6,4% deles consumiam 400 gramas (g) por dia ou mais de frutas, legumes e verduras (FLV), valor mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dos entrevistados, 22% não comeram sequer alguma fruta, legume ou verdura no dia da avaliação.

Os adolescentes que comem poucas FLV tem um consumo médio destas de 70 g/dia
A pesquisa baseou-se  em dados levantados em 2003 pelo Inquérito de Saúde do município de São Paulo (ISA), da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho envolveu diversos pesquisadores da FSP. “Há sempre a ideia de que o adolescente come muito mal, porém, não tínhamos dados para confirmar este fato, pensávamos que havia um exagero nas afirmações. Mas os dados levantados são piores do que o esperado”, diz a nutricionista Roberta Bigio, responsável pela pesquisa.
A nutricionista afirma que esse número é alarmante e ainda aponta outros dados preocupantes: 71,6% dos entrevistados consumiram em média 70 g/dia. “Essa quantidade é muito abaixo do mínimo necessário. Quando se fala em comer ao menos 400 g/dia, isso quer dizer que o adolescente deveria, no mínimo, comer um prato raso de salada de folhosos, como um alface, uma porção de cerca de 80 g de hortaliça cozida, como uma cenoura, e três frutas de porte médio durante o dia, como uma banana ou uma maça”, comenta.

Publicado por: http://www.usp.br/agen/?p=32557

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *